top of page

Fisioterapia após a retirada do útero: entenda a importância.



A retirada do útero, cirurgia conhecida como histerectomia usualmente é realizada em mulheres com alguma alteração benigna na região uterina ou durante o tratamento de câncer na região pélvica.

O útero se localiza e se repousa bem próximo a bexiga ajudando no seu posicionamento e até na sua sustentação pela presença de importantes ligamentos.

Após a retirada do útero, a bexiga perde um pouco desse suporte, além disso pode haver mudanças devido a nervos importantes que também passam próximo ao útero.

Após a cirurgia algumas pacientes podem relatar urgência miccional (vontade de correr para ir ao banheiro fazer xixi) ou até mesmo a perda de urina durante esforços como tossir, espirrar ou fazer algum outro esforço.

A fisioterapia pélvica deve ser indicada a essas mulheres para prevenir ou tratar essas disfunções miccionais e prevenir o aparecimento de prolapsos (queda da bexiga) por perda desse suporte, sendo assim o fortalecimento do assoalho pélvico é fundamental para quem passa pela cirurgia! Além desse trabalho, a fisioterapia consegue auxiliar essas mulheres com outras disfunções na pelve na parte sexual e intestinal.


Toda mulher que passa por essa cirurgia precisa ser orientada para Fisioterapia no pós operatório imediato e se possível chegar antes mesmo para realizar o seu pré-operatório para ter uma recuperação muito mais rápida.


Dra Keyla de Paula - Fisioterapeuta.

CREFITO 11 - 216910/F

 
 
 

留言


bottom of page