top of page

Lipedema: qual é o papel da fisioterapia?




Doença descrita em 1940 que traz para mulheres alterações nas pernas que vai muito além do estético.

O lipedema é uma doença do tecido adiposo mas com componente vascular, sendo assim muitas mulheres apresentam dor, sensação de peso nas pernas, edema (inchaço), equimoses (roxos) frequentes e nodulações palpáveis nas pernas e às vezes em braços com dor ao toque.

É uma doença crônica e progressiva que se não diagnosticada e tratada pode evoluir trazendo piora do quadro. Além dos principais sinais e sintomas clínicos, pacientes com lipedema costumam ter hipermobilidade articular, deposito de gordura próximo a articulações importantes como joelho e tornozelo e dificuldade de ganho de massa muscular, por todo esse quadro costumam ter maior facilidade de torções e alterações de joelho como condropatias.

A fisioterapia vascular e direcionada é parte da equipe multiprofissional para tratar a doença, nosso papel é auxiliar na melhora da inflamação local, melhora do retorno venoso e linfático, diminuir dores, melhorar a sensação de peso e edema das pacientes. Além de auxiliar no fortalecimento dos membros inferiores e cuidados com prevenção de lesões articulares e musculares.

São utilizados diversos recursos como terapia manual, drenagem linfática, uso de fotobiomodulação, compressões, plataforma vibratória, exercícios direcionados, recursos tecnológicos e orientações.

A fisioterapia tem um papel de extrema importância na qualidade de vida de pacientes com Lipedema e deve ser realizada por profissionais especializados na área pois vai muito além da drenagem linfática.


Dra Keyla de Paula - Fisioterapeuta

CREFITO 11 - 216910/F



 
 
 

Kommentare


bottom of page